Publicado por: institutovialux | 05/12/2010

INTENÇÃO POSITIVA – TODO COMPORTAMENTO TEM UMA


Você sabia que todo comportamento tem uma intenção positiva?

É verdade!!!

A intenção da pessoa que tem o comportamento, seja ele qual for, é sempre positiva. Para si mesma, é claro.

Mesmo os comportamentos absurdos, bizarros, loucos, errados, e até mesmo prejudiciais.

Primeiramente, vamos entender o que é a Intenção Positiva. A intenção por detrás de um comportamento ou comunicação é aquilo que você deseja fazer ou realizar. É o motivo de seu comportamento. É a sua razão.

Parece incrível, porém todas as pessoas procuram algo de bom quando fazem alguma coisa, quer seja bem estar, alegria, satisfação imediata, ou a longo prazo, atenção, aprovação, reconhecimento, elogios, prazer, enfim, algo de positivo para si mesma. Embora isso nem sempre aconteça, a busca por prazer e bem estar é algo inerente ao ser humano.

Muitas intenções ficam fora do nível consciente. Muitas delas são bastante óbvias. As óbvias geralmente podem ser tratadas muito rapidamente. As inconscientes são as que causam problemas crônicos.

Vamos a alguns exemplos:

– Se alguém faz uma das seguintes coisas: tem um acesso de raiva, de mau humor, é rebelde, não liga para você, vai mal na escola, arranja problemas, não faz as tarefas domésticas, fuma, usa drogas, briga, bate em alguém, responde mal ao chefe, chega atrasado, grita com a pessoa que ama, deixa de falar o que está pensando, falta a compromissos, come demais, faz grosserias, dá um “cano”, mente, foge de situações, rouba e muitos outros comportamentos.

Todos esses exemplos de comportamento negativo têm uma Intenção Positiva que impulsiona o comportamento. E esse comportamento negativo não vai mudar antes que a Intenção Positiva seja atendida, reconhecida, aceita como válida e satisfeita. Portanto, é extremamente importante separar o comportamento da intenção e, depois, procurar e atender a Intenção Positiva.

Como lidar, então com os comportamentos negativos daqueles que nos circundam?

Resposta: reflita sobre a Intenção Positiva da pessoa e procure entendê-la. Dessa forma você não fará críticas e nem julgamentos. Muito pelo contrário, pois através da compreensão você poderá ajudar a pessoa a entender seus reais motivos por agir daquela forma evitando, assim desgastes desnecessários, brigas, discussões, atritos e confusões.

Tenho certeza que, dessa forma a vida ficará mais fácil para você e para o dono do comportamento. Vamos imaginar como seria se todos agissem dessa forma.

Talvez fosse possível chegarmos à tão sonhada PAZ.

Faça, então, a sua parte, enquanto eu faço a minha. 

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2011 !!!

Madalena Junqueira – PNL, Coaching e Hipnose – madalena@institutovialux.com.br

Visite nosso site: www.institutovialux.com.br

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: