Publicado por: institutovialux | 21/05/2010

A dor da mágoa


Sentir-se magoado é algo inerente ao ser humano. Mágoas que se carregam ao longo da vida, como um imenso e pesado fardo, quase sem solução, sem saída. “Alguém ma magoou, então essa mágoa faz parte de mim, para sempre”. É esse o pensamento que acompanha as mágoas, os ressentimentos e as dores que advêm deles. A mágoa dói, dói, dói e dói demais. Porém, dói no peito do magoado e não no peito do magoador.

O que é a mágoa, então? E´ quando alguém nos maltrata, agride, critica, trai, abandona, despreza, fala mal, ou simplesmente, não concorda com o nosso ponto de vista ou jeito de ser. É quando alguém a quem damos importância, não nos aceita como realmente somos. Nós assumimos a dor, como se fosse culpa nossa o outro não nos aceitar. Ou, pior ainda, como se fosse obrigação do outro, fazer o que queremos que façam.

Existem vários níveis de mágoas. Algumas pequenas, como por exemplo, algum amigo esquecer o nosso aniversário, outras maiores, como sermos preteridos. Há também aquelas  mais graves, como traição, abandono e rejeição.

Quem entende mesmo de mágoa, é a pessoa magoada. Quem a magoou, talvez não tenha nem idéia disso, pois provavelmente não teve intenção de machucar. A mágoa, portanto é a conotação que damos às atitudes dos outros em relação a nós.

Quando alguém consegue se livrar da mágoa, provavelmente se sente aliviado. O causador nem precisa saber. Aliás, não faz diferença para ele. Não muda nada, pois ele nem sabia dessa mágoa.

Então, a melhor maneira de se lidar com a mágoa é livrar-se dela, pois quem consegue fazer isso é que é o beneficiado.

Como? Ah!!! Eis a grande questão. Grande, porém simples. Basta desenvolver em nós a compreensão de que o outro teve uma intenção positiva quando fez o que fez, da maneira que fez. E que provavelmente não sabia fazer melhor, caso contrário, teria feito.

É entender que a pessoa que nos magoou achava que estava certa naquele momento e sua intenção era para si mesma e não para nós. Se ela soubesse que iria nos magoar, talvez tivesse agido de outra forma.  Compreender também que ela usou suas capacidades, até onde elas chegaram, isto é, esbarrou nas suas limitações.

É aceitar que todos somos individualidades distintas, pessoas diferentes. seres humanos, sujeitos a erros, falhas e enganos.

É admitir que amamos, vibramos, sofremos, temos raiva e que odiamos também. Erramos, para podermos aprender. Que o  erro é um grande professor e as falhas, grandes lições.  

É admitir que não existe perfeição, e que se existisse, não seria para nós, ainda, pois estamos aqui, vivendo esta nossa vida, certamente com alguma finalidade, que talvez seja a de aprendermos a lidar melhor com o ser humano. Ou talvez, até, quem sabe……. amar o próximo como a si mesmo…….

Madalena Junqueira – PNL, Coaching e  Hipnose –  madalena@institutovialux.com.br   

Visite nosso site: www.institutovialux.com.br

Anúncios

Responses

  1. ISSO É LINDO EU ADOREI

    • Madalena, Adorei. Concordo plenamente. Depois que eu esqueci as mágoas estou me sentindo muitíssimo melhor. Obrigada pelas belíssimas palavras. Beijos.

  2. Obrigada pelas sabias palavras! Me confortou muito e principalmente me fez mensurar os sentimentos.

  3. Olá Dra. Madalena adorei seu texto. Me fez refletir bastante a respeito.
    Há muito tempo carrego comigo esse problema. Que inexperiência ! Quanto tempo perdido ! Mas nunca é tarde pra recomeçar, né ??? Obrigado ! …Um grande e fraterno abraço!

    • Olá José. Não se critique e nem lamente o que passou. Você fez o que sabia fazer no momento. Sim, sempre é tempo para recomeçar e extrair aprendizados das experiências passadas. Grande abraço pra voce também.

  4. Depois de saber disso já estou me sentindo bem melhor.. ah.. o alivío é mesmo muito bom! Obrigado Dra! Já estou vendo a vida de uma maneira muito mais fácil.

  5. Simplesmente perfeito!!! Ótimo que exista profissionais como você! Parabéns!!! E obrigada!

  6. gostei muito,me ajudou bastante,pois não estava conseguindo me livrar das magoas da minha vida e finalmente seguir em frente, sem culpar os outros dos meus problemas.

    • eu estou muito magoada! a dois meses atrás fiquei sabendo de uma traição!uma pessoa que jamais pensava, ou melhor que eu nem imaginava que ia fazer isso comigo, estou muito triste e decepcionada! espero que com o tempo essa ferida cicatriza para poder viver em paz.

  7. É; mas qudo a pessoa sabe que está te magoando e mesmo assim continua. gostaria de saber se tem algum exercício que faça agente esquecer a mágoa.

    • Oi Luzia,
      Tem sim, um exercício muito, muito poderoso, que faz a gente esquecer a mágoa e que se chama perdão. Mas não é simplesmente dizer que perdoou e sim, tirar a mágoa de dentro de você e se libertar desse sentimento tão dolorido. Se quiser, me ligue que posso ajudá-la nisso. Beijo (11) 98181-2603. Madalena

  8. Bom seria se as pessoas se colocassem em nosso lugar. talvez isso faria com que pensasse antes de falar ou fazer tal coisas

  9. O problema é perdoar e nos libertar de nossas mágoas, principalmente quando se remete a pessoas que convivemos diariamente. Nos culpamos, nos sentimos ironicamente no fundo de nossa dignidade em aceitar viver sobre estas circunstâncias e junto de toda a raiva e tristeza vem o medo da mudança! Mas as vezes se faz necessário perdoar e fazer novas escolhas pois nossa felicidade não deve estar dependendo diretamente de ninguém. Muitas pesssoas são assim egoísta e individualista até no amor real não conseguem abrir mão de magoar (mas no final as vezes perdem o que é verdadeiro). A questão de tudo é que a magoa doi muito e não nos deixa sair do lugar e realmente ser feliz!

  10. por favor me ajude ..a 2 anos que descobri algo sobre a minha esposa ..e desde entao vivemos na mesma casas mais separados ..e nao tenho mais alegria ..ja quase me matei ..so penso nisso ..choro muito …eu ainda a amo demais …mais nao consigo perdoa-la
    queria mandar meu zap zap in box …obrigado pela atençao

    • Olá Ramos. Pode me enviar whatzapp
      11-98181-2603
      Fico no aguardo

  11. Há um ano atrás eu sofri a traição de três pessoas que considerava amiga. Sendo que apenas uma delas eu tinha praticamente como irmã. Todas me desprezaram e me ignoraram após uma ter me ofendido e eu ter retribuído a ofença. Até então, eu não havia entendido o real motivo das indiretas no face e do desprezo, até que cheguei para essa “irmã” e pedi perdão, se por acaso hsvia a ofendido de alguma forma. Mas ela não me perdoou. Jogou um monte de coisas na minha cara e me espraguejou. Daí por diante eu não consegui mais esquecer nada de ruim que ela me disse, e isso me faz muito mal pois toda vez que acontece algo de ruim comigo eu lembro das palavras de maldição que ela me lançou.
    Me ajudem!
    Por favor!

    • Boa noite Malvina. Realmente, sentir mágoa é uma das piores coisas que pode acontecer com a gente. Eu acredito que posso ajudá-la, mostrando pra voce o quanto voce é importante e especial, uma pessoa de muito valor, independentemente do que os outros dizem. Voce pode me ligar e conversaremos um pouco. Se voce quiser vir me visitar, sem compromisso, ofereço a voce um atendimento com técnicas poderosíssimas. Trabalho há 20 anos com isso e já colaborei com inúmeras pessoas para se libertarem da mágoa.
      Pra começar, procure entender o que eu disse sobre voce, e aplicar na sua vida diária. Aguardo sua ligação. beijos e boa noite Madalena – 98181-2603

  12. Bom dia…
    Há 13 anos fui traído e ela mesma me contou aguns meses depois, pois se sentia “pesada”…
    Justo ela, q sempre criticou e abominou esse tipo de atitude.
    Foi dificil superar…Mas superei, dei a volta por cima.
    Éramos noivos, estávamos há 6 anos juntos.
    Passei por cima, reatamos, hoje moramos juntos, temos um filho lindo.
    Mas de alguns dias pra cá, essa mágoa voltou…
    Não sei dizer pq…
    E dói muito…
    Dói tentar entender os “porques”, sendo que ela mesma admitiu na época que teve “todo o tempo do mundo pra pensar”, e optou por trair.
    Tenho momentos bons durante o dia, mas às vezes, simplesmente me bate uma tristeza profunda, e preciso chorar…
    Quando ela me abraça, me acalma…
    Será que estou em depressão?

    • Olá Valmir, o remédio para isso é o perdão verdadeiro, genuíno. Aquele que liberta voce da mágoa. Posso ajudar voce nisso, com uma unica sessão de PNL. Caso queira agendar, envie whatsapp para mim no 11-98181-2603. Um abraço

  13. Não tem como pensar desta forma, se a pessoa que te magoou foi cruel e sabia sim o que estava fazendo ou o que estava falando. Dizer que a pessoa agiria de outra forma pq não sabia que estava magoando, é mentira!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: